Queijista da Semana: Frederico Teixeira

Pomerode Ltda • fev. 14, 2024

Frederico começou fazendo delivery de casa com todo apoio e força de trabalho da sua esposa, Tati.

"Prazer, sou Frederico Antônio Teixeira, nascido e criado em Uberlândia, Minas Gerais. Tenho 36 anos e desde os 18 anos trabalho no setor alimentício. Sou formado em Engenharia de Produção e Agronegócio, mas a minha profissão é QUEIJISTA.


Moro em Salvador desde 2011. Aos 28 anos, em 2016, decidi sair da CLT e empreender. Eu precisava que o empreendedorismo estivesse ligado a algo que desse sentido à minha permanência na capital baiana.


A partir daí, surgiu a grande ideia de trazer "parte de mim" para Salvador, a cultura queijeira da minha terra. A cidade até então desconhecia ou tinha pouquíssimo conhecimento sobre queijo brasileiro.


Comecei fazendo delivery da minha casa com todo apoio e força de trabalho da minha esposa, Tati, nascida e criada aqui.


Começamos fazendo delivery de queijos de dentro do nosso apartamento e com um trabalho itinerante: participávamos de diversas Feiras de Rua pela cidade levando o melhor dos queijos e outros produtos da minha terra, Minas Gerais. Éramos só nós dois, eu e a Tati, e muita vontade de fazer dar certo."


Muitos questionam a origem da nossa marca. E ela nada mais é do que a história exata de nossa empresa, que é a "mistura" entre um mineiro e uma baiana.


Bem no início, a grande maioria dos produtos que eu trazia era de Minas Gerais, e, Tati, a parte soteropolitana da história, sempre soltava o bordão "OXE! É DE MINAS..." quando a questionavam de onde era o queijo que trazíamos. E, foi assim que esse bordão/frase que ela repetia sempre, virou a nossa marca, marca essa que hoje é reconhecida e registrada.


Com o tempo, a nossa operação foi crescendo, fomos abrindo mercados e trazendo para o público conhecimento sobre queijos aos quais eles não tinham acesso ou que desconheciam por completo.


Um ano depois do nosso inicio, percebemos que o delivery da nossa casa e as Feiras de Rua já estavam ficando "pequenos" para o nosso número de cliente que aumentava a cada dia. As geladeiras de queijos tomavam conta do nosso pequeno apartamento.


Tomamos coragem e decidimos abrir a nossa loja física. Adiamos muito a abertura da loja por receio da legislação do queijo que ainda caminhava a passos lentos e por muitos queijos brasileiros ainda serem considerados "clandestinos", sem permissão para comercialização. Com a cara e a coragem, achamos um local em Salvador que acreditávamos ser a cara do nosso trabalho: o Mercado do Rio Vermelho, a antiga Ceasinha.


Foi lá que iniciamos as nossas atividades com a OXE! É DE MINAS no formato de Loja Física. Em janeiro de 2018 aconteceu a inauguração da nossa loja, um ano e meio depois do início da nossa caminhada com o queijo.


Com o crescimento cada vez maior de nossa operação, logo foi preciso ampliar nosso espaço para dar lugar a novos clientes e novos queijos. Seguramente podemos afirmar que mais de 300 rótulos de queijos brasileiros já passaram pela *OXE! É DE MINAS*.


*Curiosidade:* Assim que inauguramos nossa loja, tínhamos aqui em Salvador a representação dos produtos da Pomerode. A Pomerode era destaque em nossa loja física, que na época era bem pequena e tinha apenas 11 metros quadrados.


Pois bem. Já se passaram quase 8 anos. A caminhada com o QUEIJO ARTESANAL foi e ainda é difícil, tortuosa. Mas nesse caminho, fortaleci-me ao encontrar pessoas incríveis que fazem esse mesmo trabalho em outros cantos do Brasil.


Foi assim que entrei para a Associação Comer Queijo, da qual hoje tenho orgulho de ser o presidente.


A @comer_queijo é uma Associação de Comerciantes de Queijo Artesanal Brasileiro - uma associação sem fins lucrativos que trabalha para fomentar, por meio de pesquisa científica ou ações comerciais, a melhoria da qualidade ou do comércio do Queijo Artesanal Brasileiro.


Hoje, depois de muita luta, conseguimos um nome brasileiro para a nossa profissão: prazer, eu sou Queijista!


Para mim, a definição de queijista, é a definição de um profissional apaixonado. O Queijista é o profissional especialista em queijo que conhece a tradição, as técnicas e as culturas relacionadas ao produto. É ele quem liga o produtor ao consumidor, com intuito de levar valor para ambos, desenvolvendo com maestria a cadeia do produtiva do queijo, agregando inovação com o conhecimento das técnicas."

Conheça a OXE! É DE MINAS
23 abr., 2024
Da Garagem ao Sucesso: A Inspiração por Trás do Fusqueijão
17 abr., 2024
Morro Azul eleito o Melhor do Mundo no Mundial do Queijo do Brasil 2024. 
02 abr., 2024
Raclette! Uma experiência gastronômica.
06 mar., 2024
Explorando o Universo Queijeiro com Andresa Wagner da Queijos da Vila
Por Pomerode Ltda 26 jan., 2024
Léo Fitipaldi é é um apaixonado pela história por trás de cada queijo.
10 jan., 2024
Daniel Martins cresceu em uma fazenda e viveu a tradição queijeira.
19 dez., 2023
Falco Bonfadini é um queijista de corpo e alma.
14 dez., 2023
Conheça a história por trás do nosso mais antigo produto.
16 nov., 2023
Afinal, devemos ou não, comer a casca dos Queijos de Mofo Branco?
30 jun., 2023
Os queijos e seus aromas
Mais Posts
Share by: